by  valério romão

O da Joana - Valério Romão

Capa, ilustrações e logótipo convidado: Alex Gozblau
Composto em caracteres Sabon
Miolo: Coral Book Ivory 100 grs , com caderno das ilustrações em couché mate 150 grs
Capa: cartolina cromo 260 grs, com badanas de 9 cm
Data: Jul-2013
Edição: #0016
ISBN: 9789899801981
Dimensões: 11,5 x 18,5 cm
Núm. páginas: 160 págs

Joana e Jorge esperam por um filho há oito anos. Mudaram três vezes a cor do quarto da criança: a ansiedade era muita. Naquela noite, aos sete meses de gravidez, quando rebentam as águas de Joana, Jorge apanhou-se a pensar que talvez haja males que vêm por bem e que isso significasse um parto mais fácil. O drama explode no hospital quando algo corre mal. Joana pede então ao médico que simule uma normalidade dando início a um longo itinerário interior que a leva, à personagem e a nós, leitores, numa viagem de montanha russa à loucura.

«Valério descreve tudo com minúcia, numa prosa rápida, elástica, abrangente, feita de panorâmicas e zooms, como num documentário que a National Geographic fizesse sobre nós, humanos, esses primatas no fundo tão semelhantes nas suas “pulsões mais profundas e genuínas”. Fala-se, por exemplo, do “magnetismo” primário que faz com que as mães sejam atraídas pelo choro dos filhos, seguindo o instinto de “um coração feminino devidamente calibrado”. E é aqui que a história inicia o seu deslize para um “alto-mar existencial no qual tudo quanto há se desnuda na inexistência de terra firme”.»
José Mário Silva, Expresso, Agosto 2013

«Com um sentido notável do detalhe, uma utilização original da metáfora, e sem perder nunca o ritmo da frase e do encadeado, numa partitura acidentada, entre o discurso direto e o indireto, o meta texto e a oralidade crua, numa sequência galopante, como um coração de feto prematuro, num aparelho de CTG, o livro abre com uma cena salomónica fortíssima, depois das ilustrações, também feitas a bisturi de Alex Gozblau.»
Ana Margarida de Carvalho, Visão, Setembro 2013

15€