discurso sobre o filho-da-puta

by  alberto pimenta

Título: Discurso sobre o filho-da-puta
Autor: Alberto Pimenta
Capa, Design e Paginação: Maja Marek
N.º de páginas: 72
6ª Edição | Ano : 2010 | Tiragem: 1.500 exemplares
ISBN: 978-989-8306-03-6

Sinopse:

Os anos que passaram desde a primeira edição do Discurso sobre o Filho-da-Puta, em 1977, encarregaram-se de revelar à exaustão a intemporalidade desta obra. Apresentá-la hoje aos leitores é tarefa que nós deixamos tanto às próprias circunstâncias que nos envolvem e nos levaram a escolhê-la para publicação, como à lucidez ética e estética de quem lê.

Partindo da evidência de que o filho-da-puta está em toda a parte, excepto no dicionário, Alberto Pimenta vai no seu encalço procurando as suas origens e as suas causas, os seus traços distintivos, os lugares que ele ocupa, as suas especializações, o seu modo de agir na vida pública e o seu modo de se comportar na vida privada. Ao avançar nesta labuta ensaística, lançando hipóteses e semeando respostas, o autor vai burilando os caracteres quer do grande filho-da-puta, quer do pequeno filho-da-puta.

Tanto Dostoiévski em 1864, como Pimenta em 1977, dissecam as razões que conduzem o humano a sustentar a sua identidade e existência na filha-putice.

8.50€