expo marta almeida
exhibition of calligrames by marta almeida
screening of Impressão Minha
As obras de Marta Almeida caracterizam-se pelo movimento e visualidade de uma escrita por vezes assémica, outras com significação legível, tanto em português como em inglês (pode-se especular que a representação assémica também se traduz nos dois idiomas…), e que revelam o universo imagético da autora e dos trabalhos agora expostos sob a designação de “Wordinary”.
Entre o corpo desta(s) escrita(s) e o espaço onde se manifesta(m), são criadas formas, volumes, texturas com signos e palavras ou simulação das mesmas, que se projetam para além da escrita e se constituem como imagens, muitas pontuadas por expressivas manchas de cor, que proporcionam uma outra dimensão a estes desenhos (a palavra também é imagem…) onde a caligrafia é o veículo para uma expressão gráfica mais complexa.
(Pre)sente-se o impulso da mão, ora suave, quase impercetível, onde impera o silêncio e o vazio, ora violento, como que a impor-se à escrita e ao que é (d)escrito. Grafias que se sobrepõem, que transcendem as palavras para resultar em contornos, silhuetas, quase reminiscências esculpidas pelo traço, acentuadas por um cromatismo que, somados, se resumem ao ato de escrever…
Fernando Aguiar